Selçuk (O Éfeso)

Selçuk (O Éfeso)

Selçuk; é um povoado ficando ao 90 kms de lzmir. A base principal para as seguentes visitas;

O Éfeso;

O Éfeso; esta no povo Selçuk atualmente. Foi habitada desde época dos Hititas. Foi uma das doze cidades da cultura Jônica durante o período clássico grego. Graças a sua localização estratégica, com a riqueza econômica que trouxeram os caminhos comerciais, a cidade aflorou como centro artístico e cultural no período helenístico. Durante o período romano, foi a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma. Éfeso na época devia ter cerca de 250 mil habitantes. Alem de ser a segunda maior cidade do mundo na época antes da fundação da Constantinopla, era uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse.

Com certeza que uma cidade tao importante com uma população bem intelectualizada deixou sua arquitetura clássica, com fachadas bem adornadas e esculturas gregas na maior parte dos lugares, sejam públicos ou privados. Hoje em dia, as ruínas do Éfeso, funciona como um museu ao ar livre.Penso que merece uma visita amplia para entendermos mais da historia nossa. A entrada da cidade é triunfal. Começa pela uma avenida cumprida de mármore,bem conservada. Realizando uma caminhada em direção a saída do museu,ve se o pequeno teatro,os mercados antigos, as casas, os templos dos imperadores Adriano e Domiciano,a fonte de Trajano, a magnífica Biblioteca de Celso, o banheiro público da cidade com suas latrinas. E no final desta caminhada,o premio nos espera: o grande teatro de Éfeso com capacidade para 25 mil espectadores (ainda hoje utilizado em ocasiões especiais).

Éfeso no cristianismo

Éfeso no cristianismo; Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o cristianismo mais se difundiu. Por isso, hoje em dia esta considerado como um ponto de peregrinaçao no cristianismo. Se tiver interes nestas visitas, sera interasente saber;

  • Paulo de Tarso e João Evangelista pregaramem Éfeso.
  • O Evangelho de João provavelmente foi escrito em Éfeso.
  • A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse, juntamente com Esmirna, Sardes, Filadélfia, Tiatira, Pérgamo e Laodicéia.
  • Éfeso também foi sede de 2 concílios ecumênicos.Nesta cidade, no ano 431, foi realizado o importante Concilio de Éfeso. Em Éfeso foi declarado o dogma da Maternidade divina de Maria, Mãe de Deus, “Theotokos”. É possível ver os restos da Basílica onde o Concilio se reuniu.
  • Aqui se localizam ruínas da basílica de São João, o Teólogo.
  • Na montanha Bülbül, perto ao Éfeso, encuentrase a ultima morada de Virgem Maria.

O templo de Ártemis

O templo de Ártemis; uma das 7 maravilhas da antiguidade. Fica perto a visita de Éfeso. Ártemis era a deusa dos bosques,a caça e a dos animais salvagens. É a mesma diosa que se conhece como a Diana romana posteriormente. O culto pagão dedicado a Ártemis, era popular e bem forte. Assim fizeram um templo de 127 colunas de mármore, com 20 metros de altura cada uma para homenegar a querida Diosa Ártemis.

A Casa de Virgem Maria

A Casa de Virgem Maria; No começo do século 19, uma freira alemã acamada pelos enfermidades; Ana Catarina Emmerich,relatou uma série de visões da vida de Jesus e detalhes da Virgem Maria. Emmerich dava uma série de detalhes sobre a localização da casa e também descreveu os detalhes da casa. O livro com estas descrições foi publicado em 1852 em Munique, na Alemanha. A descoberta desta casa aconteceu no final do século 19. 2 sacerdotes da Congregação da Missão (Lazaristas) franceses, os padres Henry Jung e Eugene Poulin, saíram em busca da casa de Maria, encontraram as ruínas de uma casa bem antiga, que dava a impressão de ter sido utilizada como capela. Bom,correspondia perfeitamente à descrição de Emmerich.Estudos arqueológicos realizados posteriormente,trouxeram à luz, entre as ruínas, os restos de uma casa do século I. Época que viveu a Virgem Maria. Assim essas ruínas foram declarados como a ultima morada de Virgem Maria.

Embora que entre os turcos e ortodoxos gregos, este lugar estava aceitada como a casa de Virgem Maria durante muito tempo,foi visitada por Paulo VI em 1967 e por João Paulo II em 1979.Assim aumentou a sua importância e a fama sem dúvida. Atualmente é um santuário situado no centro de um parque nacional. Um lugar com muita paz.

A Basílica de São João, o Teólogo

A Basílica de São João, o Teólogo; Pensa se São João Evangelista passou os últimos anos da sua vida acompanhando ao Virgem Maria, no século I, em Éfeso. Hoje em dia, perto as ruínas de Efeso, encuentrase uma basílica construído pelo imperador Justiniano no século 6. Dentro desta basilica, se encuentra o túmulo de São João. Funciona como um museu ao ar livre. Alem de ser uma basílica impresionante pelo tamanho, da oportunidade de ter uma vista panorâmica incluyendo a mesquita de İsa Bey e os restos de templo de Artemisa.

A "Catacumba dos Sete Adormecidos"

A "Catacumba dos Sete Adormecidos"; Durante muito tempo, estas sepulturas foram conhecidos como o lugar onde aconteceu a famosa lenda dos Sete Adormecidos na época romana.Uma caverna com restos da uma igreja onde tem muitos sepulturas. Acredita-se, os 7 jovens passaram seculos nestas sepulturas durante vários seculos. Curioso que é um ponto sagrado para as religiões católica, ortodoxa e muçulmana. Existem diferentes visões e opiniões sobre este lenda. No mundo tem 33 diferentes dos lugares mencionados como a autentica caverna dos 7 adormecidos. De qual os 4 se encuentra na Turquia. O mais conhecido e o de Éfeso.

lzmir é a terceira maior cidade da Turquia, a seguir a Istambul e Ankara com uma população de quase 4 milhões. Uma cidade moderna, industrial,turística e bela.Merece dedicar pelo menos 1 dia para conhecer a parte antiga da Esmirna...
Selçuk; é um povoado ficando ao 90 kms de lzmir. A base principal para as seguentes visitas; O Éfeso; esta no povo Selçuk atualmente. Foi habitada desde época dos Hititas. Foi uma das doze cidades da cultura Jônica durante o período clássico grego...
Pamukkale (Castelo de Algodão) e uma maravilha da natureza. Desde longe, Pamukkale parece uma montanha de neve. Proximandose ao montanha branca, ve se as piscinas naturais de calcio. E uma montana de 200 metros de altura, formado pelos travertinos completamente brancos.
Kuşadası; e uma cidadezinha situado na beira de Egeu, tendo um porto popular para os cruzeiros que navegam no Egeu. O nome da cidade significa "Ilha do Pássaro",  e vem da ilha,ligada ao cidade por uma passarela...
Şirince; e uma pequena aldeá,com distança de 8 kms para Selçuk. Era um povoado grego ate os anos 1920s. Apos intercâmbio da população entre Grécia e Turqui no ano 1923, tinha ficado um pouco abandonado ate alguns intelectuais veriam o futuro e o charme deste aldeá...
Bodrum; era lugar onde existia o tumulo do sátrapa Mausolo de Halicarnaso, uma das Sete Maravilhas do Mundo, sendo a origem da palavra "mausoléu". Era uma vila humilde de pescadores até princípios dos 1970s...