Mesquita Azul - Mesquita de Sultan Ahmet
Mesquita de Sultan AhmetSultão e uma mesquita de seculo 17.. Entre o povo turco, se conhece como a mesquita de Sultanahmet. Mas pela cor dominante azul de precisamente 21,043 azulejos que cobrem as paredes interiores da mesquita, se conhece no turismo, com o nome Mesquita Azul. Os azulejos que vese na decoracion interior foram produzidos numa cidade importante, lznik (antiga Nicéa, dois concílios ecumênicos do Cristianismo). As paredes, uma festa para olhar.
É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. Segundo a lenda, o sultão ao pedir ao arquiteto um minarete de "ouro", o arquiteto entendeu "seis" (o som dessas 2 palavras em turco é quase idêntico ) e por esta razão é a única mesquita com 6 minaretes, que foram construidos no lugar de ouro.
Esa mesquita é um triunfo em harmonia, proporção e elegância, construída em um estilo clássico otomano, inspirando se arquitectonicamente de sua vizinha Aya Sofya, que já levava 1100 anos na mesma praça. O seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. O outro aspecto extraordinário da Mesquita Azul é a belíssima cascata de cúpulas que parece brotar de dentro da cúpula central. As arcadas que passam por sob cada uma dessas cúpulas dão maior ritmo à construção.
Esse importante monumento é aberto para visitação atualmente excepto as sextas. A entrada de turistas é feita pela lateral, enquanto os fiéis continuam acessando pela porta principal que fica no patio interior. No interior da mesquita, os grupos estão separados por uma pequena barreira de madeira, assim sem atrapalhar as orações, da pra fazer visitas fora de horário de reza.