A Cisterna Yerebatan
A Cisterna de Yerebatan e a maior das cisternas da cidade com capacidade de armazenar 80,000 metroscubicos de água. Pela grandeza de areá que cobre a cisterna, também mencionado como "Palácio Submerso" nos muitos livros. Na antiguidade, as cisternas eram essenciais em períodos de seca ou durante a invaçao de inimigo, dava virar o jogo dos Bizantinos tendo autonomia de agua.
Foi contruido pelo imperador Justiniano durante época dourado do lmperio. Era o principal reservatorio do palácio, alimentado pelo aqueduto romano. No total tem 336 colunas, colocados a cada 4 m. Construída com material "reciclado". İsto quer dizer que são colunas da época helenística provenientes de diferentes templos pagaos, foram utilizadas de novo, aproveitados. Ao fundo da cisterna e possível achar 2 bloques de pedras enormes, onde ve se cabeças de Medusa, uma das diosas de mitologia grega. Eles foram usados como base de colunas menores de altura.
Hoje existem passarelas que permitem que os visitantes caminhem entre as colunas de mármore.É uma beleza sem duvida, merece uma visita.
- Aberta diariamente, das 9:00 às 16horas.
- Preço: 20 TL
Atenção: Sempre tem filas que demora tempo em comprar os tickets nos museus. Aproveitam a vantagem de estar acompanhado pelo guia oficial. Nos temos um balcão somente para nos com privilegio de não fazer filas. Assim evitas todas as filas nos museus nacionais.
Palacio Topkapi

Santa Sofia

Hipódromo de Constantinopla

Palacio Dolmabahçe

A Cisterna Yerebatan

Palácio Beylerbeyi

Museu de São Salvador de Chora

Torre de Galata
